Consertos de máquinas marcam início do ano nas Obras

Seguindo as entrevistas com os secretários municipais, nesta edição conversamos com o Secretário de Obras, Jair Lorenzon, que contou como está o setor, os equipamentos e os serviços realizados.
 
JNB - Quantos funcionários a secretaria tem a disposição atualmente?
Jair - Temos cerca de 25 funcionários. Destes, cerca de 60% estavam com férias vencidas, as quais precisaram ser tiradas agora, janeiro e fevereiro, meses que há muito trabalho.
 
JNB - Quais as máquinas e veículos em atividade?
Jair - Começamos o ano com uma retro, uma patrola e um carregador disponível. O restante do parque de máquinas estava sem condições de uso, sendo que em todos os veículos e máquinas foram feitas reformas e melhorias. Hoje estamos com 80% das máquinas disponíveis, mas ainda estamos com dificuldades com funcionários, pois há 12 máquinas em nosso parque e são apenas cinco operadores efetivos. Com falta dos mesmos, houve a contratação de mais um operador em janeiro e outro em fevereiro. Com nossos caminhões também há esse problema. Temos seis caminhões e apenas dois motoristas efetivos. Assim quando há um maior número de trabalhos o secretário auxilia como motorista. 
 
JNB - Há veículos em conserto?
Jair - Sim. Ainda não foi possível por toda frota em dia pelo fato da grande demanda de consertos nas máquinas e veículos.
 
JNB - Quais os trabalhos realizados atualmente?
Jair - Estamos trabalhando com muita intensidade nesses primeiros meses de trabalho, mesmo com precariedade em nosso parque de máquinas. Até o momento atendemos mais de 320 pedidos particulares, para fazer valos, limpar e cobrir silagens, arrumar acessos de casas, aviários, chiqueiros, estábulos, estradas particulares, entrega de materiais, horas para melhorias de roças, e melhoria das estradas, como de Morro Seco e de Jacarezinho, que estavam em precárias condições de conservação. E neste mês, iniciamos os trabalhos de roçadeira a trator nas estradas. Mais trabalhos públicos foram feitos em outras estradas que estavam com locais precários. Na cidade estamos atendendo pedidos e fazendo a sua manutenção, como limpeza e roçadas das ruas e arredores para melhor conservação.
 
JNB - Qual a prioridade no atendimento dos pedidos?
Jair - Esses estão sendo feitos com escala de pedidos, centralizando os mesmos nas comunidades, e assim diminuindo as despesas e correrias de máquinas e veículos, priorizando trabalhos com silagem e urgentes.
 
JNB - Como são cobrados os serviços com máquinas?
Jair - Trabalhos como de silagem, acessos para casas, aviários, chiqueiros, estábulos, não são cobrados. Os demais trabalhos que são realizados tem um valor cobrado de apenas 50% .
 
JNB - Como estão as estradas no interior? Há uma ordem de serviços nelas?
Jair - Praticamente a maioria das estradas estão precisando de melhorias. Priorizamos as mais precárias, começamos com a que dá acesso a Nova Bréscia/Coqueiro Baixo. Em seguida fomos a Jacarezinho e Borgueto, ambas eram as mais necessitadas por melhorias. Lá foram feitos trabalhos com rompedor hidráulico e escavadeira hidráulica, para assim ter melhor conservação das estradas, houve colocação de materiais e brita nas mesmas.
 
JNB - Houve dificuldade no início dos trabalhos da secretaria neste governo?
Jair - Sim, houve dificuldade por motivos de não haver máquinas em boas condições, e sabendo que nos primeiros dias do ano houve muitos dias de chuva para atrapalhar nossos trabalhos, mas mesmo assim não deixamos de atender na medida do possível.
 
JNB - Os equipamentos e funcionários disponíveis hoje são suficientes para o bom andamento do setor?
Jair - Não, mesmo com os funcionários em atividade se empenhando em ajudar nesse começo de governo, devido à grande demanda de pedidos, precisamos de mais operadores e mais motoristas para poder suprir as necessidades dos munícipes.
 

Sede da Secretaria da Saúde vai para o Posto de Sáude

Vamos começar nesta edição do Jornal Nova Bréscia, uma série de entrevistas com os novos secretários municipais, fazendo um perfil de cada secretaria. Vamos questionar o que cada setor está mudando e mantendo, bem como o que planeja para este ano.
Nesta primeira reportagem, entrevistamos Fabiano Mueller Lemos, Secretário Municipal da Saúde.
 
JNB - Houve alguma mudança no atendimento rotineiro da Unidade Básica de Saúde?
Fabiano - Não, neste primeiro momento optamos por dar continuidade aos atendimentos que vinham sendo prestados.
 
JNB - Houve diminuição/acréscimo de funcionários?
Fabiano - Alguns funcionários contratados através de cargos de confiança foram exonerados no final do ano, outros funcionários com contrato por tempo determinado e que estavam em vigência permaneceram. Para suprir a saída destes, estamos reorganizando e remanejando a equipe existente na UBS.
 
JNB - Houve alteração nos convênios com hospitais?
Fabiano - Não, mantivemos os contratos já existentes por um período de 90 dias, para avaliar e se necessário readequá-los.
 
JNB - Quais os profissionais médicos que atendem pelo Posto de Saúde?
Fabiano - Os profissionais médicos são: Dr. Joao Carlos Bassani, Dr. Geraldo Siqueira, Dra. Fernada Garcia Escobar (ginecologista), que atendem na UBS.
 
JNB - O trabalho do ESF vai ter continuidade? Vai trabalhar nos mesmos moldes?
Fabiano - Sim, o ESF é um programa federal e sendo assim é modelo a ser seguido por todos os municípios que aderem a este programa.
 
JNB - A sede da Secretaria da Saúde será transferida para o Posto de Saúde. Como será esta mudança? 
Fabiano - A mudança será realizada assim que tivermos o Ok do setor de engenharia e arquitetura, não será alterado a estrutura existente, somente readequação das salas.
 
JNB - Qual o objetivo da mudança para o Posto?
Fabiano - O objetivo é melhor atender a população, dar maior agilidade nos encaminhamentos e proximidade com os funcionários, diminuindo assim a distância entre a UBS e Secretaria, acabando com o vai e vem das pessoas que procuram atendimento. 
 
JNB - O que está sendo planejado para este ano?
Fabiano - Primeiramente estamos reorganizando e nos inteirando das necessidades, realizando algumas mudanças administrativas e de espaços físico. Não tivemos ainda tempo suficiente para planejamento, mas com certeza muitas melhorias virão.     
 

Padre José recebe título de cidadão bresciense

A Câmara de Vereadores de Nova Bréscia realizou, no mês de dezembro, mais duas Sessões Solenes, homenageando pessoas da comunidade. Uma terceira sessão solene já havia sido realizada no dia cinco de dezembro, quando prestou homenagem às delegações participantes do 1º Festival Internacional de Danças Folclóricas Latino-americanas de Nova Bréscia.
No dia 19 de dezembro, o Poder Legislativo realizou sessão solene para conceder ao Padre José Grilli o título de Cidadão Honorário de Nova Bréscia. O autor do projeto de lei foi o vereador Ireno Segabinazzi que justificou a homenagem como reconhecimento pelos relevantes trabalhos realizados pelo pároco à comunidade e ao município desde o dia 29 de janeiro de 2012, quando o padre iniciou seus trabalhos na paróquia São João Batista.
Ireno destacou a capacidade do padre em unir os fiéis, de conquistar a todos em prol de um objetivo comum. Lembrou de seu trabalho com as crianças através do coral e da retomada dos grupos de coroinhas. Também destacou as obras de melhoria realizadas no Salão Paroquial, comandadas pelo padre em parceria com a diretoria da capela, mas principalmente da construção da nova capela mortuária, para a qual o padre e sua família fizeram a doação de uma quantia em dinheiro, o que contribuiu com a concretização do projeto.
Ao receber a placa das mãos do vereador Ireno, o Padre agradeceu a homenagem e confirmou sua alegria em fazer parte da comunidade bresciense. Um representante de cada partido com assento na Câmara de Vereadores também pronunciou-se, homenageando o padre, assim como o Prefeito de Nova Bréscia, Gilnei Agostini, e o prefeito de Coqueiro Baixo, Veríssimo Caumo.
 
 
 

Serviços serão mantidos neste início de novo mandato

A nova Administração Municipal começou suas atividades no dia dois de janeiro, quando o novo prefeito, vice, secretários e cargos de confiança assumiram seus postos no Centro Administrativo.
O Prefeito Marcos A. Martini e o Vice-Prefeito Adilar Lorenzon concentraram seus primeiros dias de governo em receber inúmeras visitas. Os dois trabalharam juntos, neste princípio de mandato, no gabinete do prefeito, para receber os visitantes que vieram desejar boa-sorte à dupla, bem como fazer pedidos. 
Na primeira manhã de trabalho, Marcos e Adilar reuniram os funcionários da prefeitura para um primeiro encontro formal, em que apresentaram suas intenções e forma de conduzir os trabalhos na prefeitura. Segundo eles, estes primeiros dias de governo serão mantidos os trabalhos do dia a dia e serão feitas avaliações de como cada setor está funcionado. Neste período também serão contratados os profissionais que vão integrar o novo governo. 
Cinco secretarias têm secretários destinados. A Secretaria da Saúde está sendo comandada por Fabiano M. Lemos, que volta ao município depois de 12 anos. Ele já havia desempenhado a função de Secretário da Saúde no município, depois atuou na 16ª Coordenadoria Regional da Saúde, na Secretaria da Saúde de Encantado, como assessor na Secretaria da Saúde de Westfália, como Secretário da Saúde em Muçum e até 31 de dezembro do ano passado, como Secretário da Saúde de Ilópolis. 
No seu retorno, Fabiano disse que a Secretaria da Saúde de Nova Bréscia está bem estruturada e que deve manter os serviços já oferecidos. Salientou que esta é uma fase de conhecimento para a nova administração e que nada será cortado. Com o passar dos dias, as atividades serão avaliadas e alteradas no que for necessário. Divulgou que duas novas funcionárias foram contratadas para o Posto de Saúde. Na secretaria do posto, a antiga funcionária Morgane está repassando o trabalho para a nova ocupante do cargo, Fernanda. Já na farmácia, a nova farmacêutica Viviane Zanatta está inteirando-se do trabalho no setor.
Na Secretaria de Educação, assumiu de forma interina, Gerci Inês Vendramin. A professora aposentada está assumindo a pasta neste início de mandato temporariamente, pois alguns nomes cogitados pela Administração ainda não foram confirmados. Gerci disse que o trabalho no início do ano será na organização das escolas. A EMEI deve ficar em férias até o dia 23 de janeiro, quando volta a atender alunos do Berçário. Até lá, o trabalho será de organização dos espaços. 
Gerci disse acreditar que não será necessária a contratação de novos professores para este ano, mesmo com mais uma turma sendo aberta na EMEF Madre Assunta. A escola terá agora três turmas, implantando de forma gradativa o Ensino Fundamental séries iniciais.
A Secretaria da Agricultura está sendo comandada por Elisabete M. Cigolini. Assim como as demais secretarias, o trabalho inicial está sendo em formar a equipe de trabalho e conhecimento das atividades que vinham sendo desempenhadas pela pasta. Com a troca de funcionários o serviço de GTA (Emissão de Guia de Trânsito Animal) foi interrompido por alguns dias e um novo funcionário está recebendo capacitação para executar a tarefa. Segundo a Secretaria, um funcionário de carreira do município vai ser o responsável pela emissão das GTAs a partir de agora, o qual permanece na função independente da troca de governo municipal. 
Elisabete informou que o veterinário Léo Valer já foi contratado para assumir a Inspetoria Veterinária. Além disso, ele também fará trabalhos para a Secretaria, atendendo a pedidos de produtores que precisem de suporte de um profissional da área.
A Secretaria da Assistência Social terá como secretária a primeira-dama Andréa L. Martini. Andréa ainda não assumiu o cargo, pois está em férias relativas à sua função junto ao governo do estado. Questões legais precisam ser definidas para que ela inicie suas atividades na secretaria. Até lá, a Assistente Social Márcia Garibotti está dando continuidade aos atendimentos e execução das atividades propostas para o período de férias dos grupos de trabalho. Segundo Márcia, os funcionários da secretaria que trabalhavam como cargos de confiança ou contratos tiveram suas atividades encerradas com o final do governo anterior. Agora, cada profissional será avaliado pela nova administração, que vai definir quais atividades serão mantidas, encerradas ou acrescentadas.
Na Secretaria de Obras assumiu o posto de secretário Jair Lorenzon, funcionário público municipal. A primeira atividade na garagem foi uma avaliação das máquinas, veículos e equipamentos. Muitos deles estavam sem condições de trabalho e de reparo, os quais foram  removidos para o Parque de Eventos, onde ficarão estocados até ser dado a eles o devido destino. Os equipamentos que puderem ser consertados serão colocados à disposição da secretaria. Por isso, neste início de atividades, somente serviços prioritários, como manutenção das estradas e de silagem, serão realizados.
 
Elisabete, Secretária da Agricultura
 
Fabiano, Secretário da Saúde
 
Gerci, Secretária Interina da Educação
 
Jair, Secretário de Obras
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