Vida e Saúde

Marinês Bonacina (Jornalista/Radialista/Escritora)

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JNB 258 - 25 de Janeiro de 2013

 

Frutas e Legumes do mês de Janeiro
 
Hoje, temos muita tecnologia aplicada à agricultura, e à disposição quase todas as frutas e legumes a qualquer época do ano. São excelente fonte de vitaminas e sais minerais, especialmente quando consumidas puras. Ao escolher as frutas, procure consumir o que está na época certa, tem mais sabor, preço menor e menos agrotóxico e tempo de transporte. 
No mês de janeiro são elas: abacaxi, banana nanica, banana prata, batata, berinjela, figo, goiaba, laranja-pera, limão, mamão, manga, maracujá, melancia, melão, milho verde, pepino, pêssego, quiabo, salsão, tomate, uva, vagem.
Muitas frutas possuem reconhecidas propriedades curativas e podem, por isso, se tornar uma maneira econômica, prática e saborosa de eliminar alguns mal-estares passageiros. Conheça as propriedades medicinais de algumas frutas e verduras.
O abacaxi é rico em vitamina C. Contém sais minerais como cálcio, fósforo e ferro e vitamina A. Facilita a digestão de carnes, peixes e aves pela alta porcentagem de celulose. Cem gramas de abacaxi fornecem 52 calorias.
A banana é de alto valor nutritivo, rica em açúcar e sais minerais, cálcio e ferro, vitaminas A, B1, B2 e C. Existem cerca de cem tipos de banana cultivadas no mundo todo. Uma unidade tem entre 87 e 125 calorias.
A batata é um tubérculo, alimento com fonte de energia. Rica em carboidratos, niacina, que mantém a saúde da pele, nervos e aparelho digestivo. Cem gramas de batata fornecem 75 calorias. Frita aumenta para 274 calorias.
O Figo é uma fruta muito energética, rica em fósforo, potássio e cálcio. Boa fonte de vitaminas A e C. A casca do figo é porosa, e varia de cor segundo a espécie, podendo ser roxa, esverdeada, vermelha e amarela. Cem gramas de figo fornecem 62 calorias.
A goiaba pode variar de cor entre o verde, o branco ou o amarelo. É riquíssima em vitamina C, em vitaminas A e do  complexo B e de sais minerais como cálcio, ferro e fósforo. Cem gramas de goiaba fornecem 69 calorias.
A laranja também é riquíssima em vitamina C e sais minerais, cálcio, ferro e fósforo. É fonte de vitamina A e do complexo B. Cem gramas de laranja fornecem 42 calorias.
O limão é rico em vitamina C e em sais minerais como o cálcio, fósforo e ferro. É pobre em vitamina A. Cem gramas de limão fornecem 29 calorias.
Milho verde tem carboidratos e fonte de energia. Rico em sais minerais, fósforo e vitaminas B1, niacina e vitamina C. Indicado para a formação dos ossos e dentes. Para o crescimento e a resistência do organismo às infecções Cem gramas de milho fornecem 129 calorias.
O mamão é digestivo tem vitamina C, A, e do complexo B. É fonte também de sais minerais como cálcio, ferro e fósforo. O mamão formosa é rico em betacaroteno. Cem gramas de mamão fornecem 32 calorias.
A manga é rica em vitaminas A, C e do complexo B. É fonte de sais minerais como cálcio, ferro e fósforo. Cem gramas de manga fornecem 59 calorias.
O maracujá rico em vitaminas A, C e do complexo B. É fonte de sais minerais como cálcio, ferro e fósforo. Ele funciona no organismo como um suave calmante. Cem gramas de maracujá fornecem 90 calorias.
A melancia é refrescante, hidratante e diurética. Contém cerca de 90% de água, possui açúcar, vitaminas do complexo B e sais minerais, como cálcio, fósforo e ferro. Vitaminas A, B e C, e retarda o envelhecimento. Uma fatia média tem 15 calorias.
O melão é rico em vitamina A e boa fonte de vitaminas C e do complexo B. É fonte de sais minerais como cálcio, ferro e fósforo. Cem gramas de melão fornecem 25 calorias.
O pêssego varia suas cores entre branco, amarelo e vermelho. Rico em fibras, bom funcionamento do intestino. Possui vitaminas A, C e D e sais minerais e potássio. Cem gramas de pêssego fornecem 43 calorias.
O tomate rico em vitamina C, importante para a prevenção de infecções e previne câncer. Rico em potássio, e ajuda a manter a concentração de líquidos nas células. Cem gramas de tomate fornecem 21 calorias.
A uva é rica em compostos antioxidantes, anticancerígenos e retarda o envelhecimento precoce. Tem sais minerais (ferro, sódio, cálcio e fósforo). A maior parte de sua produção é fermentada para produzir o vinho. É fonte de vitaminas A, C e do complexo B e de sais minerais. Cem gramas de uva fornecem 68 calorias.
Desejo um Feliz 2013 a todos os leitores com muita saúde, paz e felicidade. Abraços e até a próxima.

JNB 250 - 28 de setembro de 2012

 

Pipoca
 
A pipoca é uma parceira nos momentos de lazer, para assistir um filme, no cinema, assistindo aquele programa de televisão em casa, uma reunião de amigos, no parque, entre outros passeios que podemos comer pipoca e apreciar a natureza. Feita no microondas ou estourada direto na panela, agrada crianças, adultos e idosos, homens e mulheres. É um alimento bastante apreciado no Brasil.
Os grãos, quando submetidos ao calor, estouram, podendo multiplicar por 40 vezes o volume, originando um alimento saboroso e nutritivo. São pouco calóricas, mas depende o que você coloca como acompanhamento. Se ela for doce e temperada com côco e leite condensado, açúcar mascavo, chocolate ou salgada e preparada juntamente com tiras de bacon, engorda! Mas, se ela for preparada sem muitos aditivos e pouco sal, é considerada benéfica para o organismo. Rica em polifenóis, uma

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