Vida e Saúde

Marinês Bonacina (Jornalista/Radialista/Escritora)

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JNB 291 - 12 de junho de 2014

Alimentação Colorida 
 
A alimentação é essencial para o funcionamento do organismo e prevenir doenças. A aparência visual, além agradar à visão e aguçar o paladar, é importante aliada para manter o equilíbrio nutricional. Cuidar da quantidade e variedade de cores no prato é o primeiro passo. Cada alimento possui um papel nutricional ou funcional no organismo, ele pode conter  substâncias que fazem parte da constituição do nosso corpo, como proteínas, carboidratos e lipídios. As cores dos alimentos são determinadas pela presença dos pigmentos.
Os alimentos de cores brancas como: o leite, queijo, couve-flor, batata, arroz, feijão branco, cogumelo, algas arinhas, chuchu, rabanete, mandioca, nabo, palmito, alho, cebola, pêra, maçã e banana. São alimentos ricos em minerais, carboidratos, vitamina B6, cálcio e fósforo. Eles contribuem na formação e manutenção dos ossos, ajudam na regulação dos batimentos cardíacos e são fundamentais para funcionamento do sistema nervoso e dos músculos. 
Alimentos vermelhos: morango, tomate, melancia, caqui, goiaba vermelha, framboesa, cereja, pimentão vermelho. É apontado como um protetor eficaz contra o aparecimento de câncer de próstata. Contêm antocianina que estimula a circulação sangüínea. 
Alimentos amarelos: mamão, melão, cenoura, manga, laranja, abacaxi, maracujá, tangerina, abóbora, milho, pêssego, damasco e pimentão amarelo. São oxidantes e atuam contra a ação dos radicais livres, prevenindo o envelhecimento. Beneficiam a visão e atua no metabolismo de gordura. Auxilia na manutenção dos tecidos e dos cabelos. São ótimas fontes de vitamina C, e importante aliado do sistema imunológico.
Alimentos de cor verde como: os vegetais folhosos, pimentão, abobrinha, agrião, alface, almeirão, chicória, repolho, brócolis, rúcula, couve, espinafre, kiwi, limão, pepino, quiabo, ervilha, abacate o salsão e as ervas contêm clorofila e vitamina A. Estas substâncias têm os efeitos de inibirem os radicais livres, que danificam as células e causam doenças com o passar do tempo. Tem efeito anticancerígeno e ajudam a proteger o coração. As folhas verde-escuras são ricas em ferro, prevenindo a anemia.
Alimentos de cores azulados e arroxeados como: uva, ameixa, figo, berinjela, beterraba, repolho-roxo, alcachofra, feijão preto, jabuticaba, amora. A tonalidade azulada, preta ou roxa vem da antocianina, pigmento associado à vitamina B1, responsável pela transformação dos nutrientes em energia. Eles retardam o envelhecimento e neutraliza as substâncias cancerígenas e ajudam nas doenças cardíacas. 
Alimentos marrons: nozes, amêndoa, amendoim, arroz integral, canela, castanha, feijão, pinhão, soja, grão de bico, lentilha, pão integral, trigo, aveia, castanha, e cereais integrais que por sua vez tem uma cor marrom. Regulam o intestino, melhoram a flora intestinal, controlam o colesterol e o diabetes. Têm efeito contra a fadiga. São importantes fontes de fibras e vitaminas do complexo B e E. 
Enfim se ficar na dúvida da qualidade e quantidade de cada alimento para consumir diariamente, consulte um nutricionista, ele indicará o melhor alimento para você. Abraços e até a próxima.
 
Consultas: Collection - Receitas poderosas. Farmácia do Povo. 
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JNB 27 de março de 2014

A ALIMENTAÇÃO AFETA A PELE
Uma boa alimentação a base de frutas, verduras, legumes, peixes entre outros é indispensável para a saúde. E a maneira que você se alimenta não afeta apenas o seu humor e seu peso, mas também a sua pele. Quando a pessoa muda a alimentação percebe mais do que apenas a perda de peso, nota que apele fica mais lisa melhora as rugas, manchas e mais hidratada. Sem usar cremes ou tratamentos caros, apenas com alimentação. 
A má alimentação poder causar problemas na sua pele. Aquela famosa afirmação também vale quando o assunto é beleza da pele, “você é o que você come”, então verifique que tipo de alimento que você consome com muita regularidade ao dia ou na semana, e use os alimentos a seu favor. Manter a pele hidratada, unhas fortes e os cabelos sedosos e brilhantes têm relação direta com o que comemos todos os dias. Uma alimentação equilibrada e balanceada é o que vai nos dar as vitaminas e minerais essenciais que o corpo necessita, entre eles conferimos alguns.
Peixes: como salmão e sardinha, possuem ômegas, substâncias que previnem a inflamação. Eles ajudam a melhorar a circulação e evitam a dilatação dos vasos, que é o que causa as olheiras e ajuda a tratar a acne.
Grãos: eles são vitais para uma pele saudável. Arroz,grão de milho todos são ótimos para a pele, deixando-a com aspecto brilhante. 
Tomates: ricos em licopeno, betacaroteno e vitaminas A, C e E, substâncias antioxidantes, ele previne o envelhecimento e ajuda a beneficiar a pele.
Cenoura: é uma boa fonte de betacaroteno e vitaminas A e E. Tem efeito antioxidante e anti-inflamatório, além de facilitar o bronzeado. O ideal é comer uma unidade por dia
Aspargos: são ricos em vitamina B, que ajuda a bloquear a perda de umidade da pele. Para os problemas de ressecamentos, rachaduras, inflamações e descamações. 
Frutas vermelhas: frutas como amora, framboesa, morango e mirtilo são ricas em vitaminas C e E, que combatem os radicais livres, prevenindo o aparecimento das rugas. 
Abacaxi: rico em bromelina, substância anti-inflamatória que ajuda no combate à acne e alergias, e ainda reduz a oleosidade da pele. Fortalece as fibras dos tecidos e estimula a produção de colágeno.
Kiwi: reduz rugas, ajuda a eliminar os círculos escuros sob os olhos, contém compostos fenólicos que ajudam na luta contra irritações da pele. 
Abacate: rico em vitamina E, minimiza os danos provocados pelos radicais livres como o envelhecimento precoce, e ajuda a hidratar a pele.
Laranja: a vitamina C presente no fruto tem ação antioxidante que combate os radicais livres, principais causadores do envelhecimento da pele. Consuma uma unidade por dia.
Mamão papaia: rico em vitamina A, capaz de promover a renovação celular e a recuperação dos tecidos. Para isso, basta uma fatia uma vez ao dia. 
Iogurte: fornece proteínas fundamentais para a construção, reparação e renovação de todos os tecidos. A vitamina A também é fundamental para a saúde da pele. 
Castanha do Pará: rica em selênio combate as infecções, como a acne. O mineral também melhora a elasticidade da pele, pois ajuda na manutenção do colágeno.
Nozes: fonte de selênio, mineral que ajuda a manter a elasticidade dos tecidos, e ácidos graxos, que dão uma força na reposição do colágeno. O resultado é uma pele mais firme e bonita. E a Aveia: rica em vitamina B, pode ser ingerida ou usada sobre a pele. 
Para manter a pele em boas condições, comece a protegê-la do estresse pela alimentação correta, com isso fornecendo a proporção certa de vitaminas, sais minerais, proteínas, glicídios e fibras. Aos leitores uma ótima leitura e até a próxima.
 
Consultas: Collection - Receitas poderosas. Farmácia do Povo. 
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JNB 278 - 28 de novembro de 2013

Os Benefícios do Abacaxi
 
O abacaxi é uma fruta tropical que lembra verão, calor, sol, por ser deliciosamente refrescante. E o melhor período de safra é nos meses de dezembro a janeiro. Existe mais de 150 variedades de abacaxi, e várias espécies selvagens. O fruto, quando maduro, tem o sabor bastante ácido e muitas vezes adocicado. 
Há muitos anos o abacaxi faz parte do cardápio dos brasileiros, é cheio de benefícios para a saúde. Em culinária pode ser utilizado como um poderoso amaciante de carnes. Sua polpa suculenta e amarelinha possui nutrientes como vitaminas do complexo A, B, e razoável de C,

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