JNB 278 - 28 de novembro de 2013

Os Benefícios do Abacaxi
 
O abacaxi é uma fruta tropical que lembra verão, calor, sol, por ser deliciosamente refrescante. E o melhor período de safra é nos meses de dezembro a janeiro. Existe mais de 150 variedades de abacaxi, e várias espécies selvagens. O fruto, quando maduro, tem o sabor bastante ácido e muitas vezes adocicado. 
Há muitos anos o abacaxi faz parte do cardápio dos brasileiros, é cheio de benefícios para a saúde. Em culinária pode ser utilizado como um poderoso amaciante de carnes. Sua polpa suculenta e amarelinha possui nutrientes como vitaminas do complexo A, B, e razoável de C,
 Sais minerais como cálcio, ferro e magnésio e substâncias necessárias para uma vida saudável. O suco contém cerca de 12 por cento de açúcar e 1 por cento de ácidos orgânicos. Constitui um ótimo remédio caseiro, mas como esta vitamina é muito volátil e perde-se rapidamente, recomenda-se consumir o abacaxi logo que ele seja descascado, na sua forma natural.
As fibras do abacaxi ajudam a controlar o nível de colesterol no sangue. Na digestão, combate a prisão do ventre, germicida, oxidante forte, desobstrutivo do fígado, combate a icterícia, combate a artrite, combate o inchaço, combate a difteria, bom contra as complicações da garganta, bronquite e arteriosclerose, reumatismo, inclusive colabora para dissolver coágulos no sangue.  Por possuir relevante concentração de vitamina A, auxilia na boa visão e tem ação antioxidante, combatendo os radicais livres que aceleram processos típicos do envelhecimento.
O abacaxi pode ser consumido ao natural ou industrializado, sob a forma de fatias ou pedaços em calda, pedaços cristalizados, passa, picles, suco, xarope, geléia, licor, bebida fermentada, vinagre e aguardente. Com o suco podem ser preparados refrescos, sorvetes, cremes, balas e bolos. Como subprodutos da industrialização do abacaxi, obtêm álcool, vitaminas, bromelina, enzima proteolítica que entra na composição de diversos medicamentos e rações para animais. E da planta são aproveitados industrialmente as fibras e o amido. 
Seja em doces, sucos ou em qualquer receita a fruta é sempre bem vinda.  Um ótimo final de 2013, a todos os leitores.
 

Compartilhe

Compartilhar no FacebookCompartilhar no Google BookmarksCompartilhar no TwitterCompartilhar no LinkedIn
Você está aqui: Principal Colunas Vida e Saúde JNB 278 - 28 de novembro de 2013