JNB 274 - 26 de setembro de 2013

Dicas de frutas do mês de setembro
Setembro é mês de mudanças, e a chegada da estação das flores, muda a temperatura e mexem diretamente com a agricultura. Este é o mês de vastas diversidades de frutas, verduras e legumes que estão em safra durante o período da estação. 
Entre as variedades de frutas para consumir, temos o abacaxi que é uma das mais deliciosas frutas tropicais. Rico em vitamina C, é importante
 para o crescimento, aumentando a resistência do organismo às infecções. Cem gramas de abacaxi fornecem 52 calorias.
Banana é a fruta mais popular do Brasil. É altamente energética, rica em açúcar. Contém potássio, importante para a manutenção da concentração de líquidos das células.Possui alto teor de vitamina do complexo B, além de vitamina A e C.Cem gramas de banana fornecem, em média, de 87 a 100 calorias. 
Figo é uma fruta rica em glicídios. Contém potássio que é importante para a manutenção da concentração do líquido das células. Niacina para a saúde da pele, nervos e aparelho digestivo. As fibras são ótimas para estimular as funções dos intestinos. Cem gramas de figo fornecem 62 calorias.
Laranja com muitas variedades, mas todas são ricas em vitamina C, que auxilia o organismo na resistência às infecções, formação dos ossos e dentes, cicatrização de feridas e queimaduras.O suco apresenta propriedades laxativas e aconselha-se consumir a laranja com bagaços para auxiliar no funcionamento intestinal. Cem gramas de laranja fornecem 42 calorias.
Mamão é um excelente alimento para ser consumido ao natural. Contêm potássio, importante para a hidratação do organismo, vitamina C,que estimula as defesas do organismo e vitamina A,  importante para a visão e essencial para os tecidos e crescimento das células, além da participação no crescimento e desenvolvimento dos ossos e dentes. Contém minerais importantes como ferro, fósforo, sódio e potássio. Cem gramas de mamão fornecem 32 calorias.
Melão fruta bastante refrescante indicado para os meses de calor, pois apresenta propriedades hidratantes. Rico em vitamina A, niacina e vitamina C, estes agem fortalecendo os dentes, unhas, cabelos, funcionamento do sistema nervoso e resistência dos organismos às infecções. Cem gramas de melão fornecem 25 calorias.
Morango é uma fruta rica em vitamina C, devendo, portanto, ser consumida naturalmente, pois processos do tipo picar, bater, triturar, implicam na perda deste nutriente. Cem gramas de morango fornecem 36 calorias.
Pêra rica em sais minerais. Boa fonte de fibra, quando consumida crua com casca auxilia no funcionamento intestinal. Contêm vitaminas B1, B2 e niacina, todas do complexo B, que regulam o sistema nervoso e o aparelho digestivo, fortificam o músculo cardíaco. São essenciais ao crescimento e evitam a queda dos cabelos e problemas de pele. Cem gramas de pêra fornecem 56 calorias.
Maçã quando consumida crua e com casca é uma ótima fonte de fibras, a qual auxilia no funcionamento intestinal. Cem gramas de maçã fornecem 58 calorias.
A sugestão é aproveitar ao máximo estas frutas, que a saúde agradece. Um ótimo setembro a todos.
O Tratamento Através das Plantas Medicinais. Editor Rideel.

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