JNB 315 - 11 de junho de 2015

ALIMENTOS MARRONS E BEGE
A cor dos alimentos é importante para selecionar ingredientes com doses de proteínas, carboidratos, fibras, vitaminas e minerais entre outros elementos nutritivos. Muitos alimentos da mesma cor têm, em sua maioria, princípios nutritivos ou componentes bioativos semelhantes.  É importante manter a diversidade de cores na alimentação, quanto mais colorido o prato, mais pigmentos e composições de fibra alimentar serão fornecidos ao organismo. Os alimentos coloridos apresentam substâncias que aumentam a energia a disposição e o ânimo. Para uma alimentação equilibrada, é preciso consumir fontes de carboidrato (farináceos, pães, batata, arroz, etc.), proteína (carnes, ovos, leite e derivados.) e as vitaminas e minerais presentes nas hortaliças e frutas. Estes alimentos coloridos são importantes na prevenção e na proteção do organismo contra doenças infecciosas e doenças do coração.
      De acordo com as pesquisas e as recomendações de nutricionistas, estes alimentos são importantes para todas as idades e problemas. 
Nas colunas anteriores citamos os  alimentos coloridos, pincelando um pouco de cada alimento. Nas seguintes foram: alimentos vermelhos, amarelos e alaranjados, pretos e roxos, cor verde e brancos e finalizando os alimentos marrons.
Alimentos de cor marrom e bege são ricos em fibras, regulam o funcionamento do intestino, prevenindo o câncer e as doenças cardiovasculares combatem a ansiedade e a depressão. Também ajudam a controlar o colesterol e o diabetes. As sementes oleaginosas, incluídas neste grupo, são excelentes fontes de vitaminas do complexo B, do mineral selênio e de vitamina E. Têm efeito antioxidante, vasodilatador, anticoagulante e contra a fadiga. 
Alimentos marrons e bege: amêndoas, linhaça, canela, lentilha, castanha, , pinhão centeio, cevada, grão-de-bico, avelã, amendoim, arroz integral,  aveia integral feijão, nozes, pão integral, soja, tamarindo, trigo.
Amêndoas são recheadas com vitamina E, que ajuda a proteger a pele contra os danos do sol.  A vitamina E é um antioxidante, que ajuda manter os radicais livres longe de suas artérias.
Linhaça: a semente aliada do coração, diabetes e da dieta o grão, mesmo que pequeno, tem grandes quantidades de ômega 3 e fibras que atum na liberação da glicose no sangue e reduzem o acumulo de gordura no sangue.
Canela: é um alimento nutritivo e tem uma boa fonte de ferro, cálcio, fibras, antioxidante. Facilita a digestão, reduz a dor das artrites, ajuda a reduzir o colesterol, combate a tosse e resfriados, dores de cabeça e enxaqueca, reduz os níveis de colesterol e ajuda a tratar a diabetes.
Lentilhas ajudam na regulação do açúcar no sangue, é rica em ferro e vitaminas do complexo B, que são importantes para o sistema nervoso e digestivo. Redução do colesterol e da doença cardíaca. 
A natureza oferece uma variedade de cores, aproveite os benefícios para sua saúde. Uma boa leitura e até a próxima.
 
Consultas: Collection - Receitas poderosas. Farmácia do Povo. 
* Jornalista/Radialista/Escritora - O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

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