JNB 306 - 22 de janeiro de 2015

Alimentos de cor verde
 
  A alimentação natural pode ser muito mais que um hábito saudável. É essencial para o funcionamento do organismo e prevenir doenças. Todos podem desfrutar com mais energia e disposição ao acrescentar no dia a dia mais frutas e vegetais, uma maneira simples e natural de alimentar o corpo, alma e espírito.
A cor de cada alimento representa uma predominância de certos nutrientes e fitoquímicos, isto é, princípio ativo contido no alimento capaz de trazer benefícios e prevenções das doenças. 
Alimentos de cor verde como: os vegetais folhosos, pimentão, abobrinha, agrião, alface, almeirão, chicória, repolho, brócolis, rúcula, couve, espinafre, kiwi, limão, pepino, quiabo, ervilha, abacate, o salsão e as ervas contêm clorofila e vitamina A. Estas substâncias têm os efeitos de inibirem os radicais livres, que danificam as células e causam doenças com o passar do tempo. Tem efeito anticancerígeno e ajudam a proteger o coração. As folhas verde-escuras são ricas em ferro, prevenindo a anemia.São riquíssimos em vitaminas e minerais com um bom conteúdo de fibras, que são essenciais ao organismo.
Citamos os benefícios de quatro vegetais verde escuro: 
O ESPINAFRE é uma excelente fonte de antioxidantes e antagonistas do câncer. É rico em fibras que ajudam a diminuir o colesterol, além de ser uma verdura que possui um alto valor nutritivo, além de ser também uma fonte notável de clorofila. Alguns dos vários benefícios do ALFACE inclui redução dos níveis de colesterol, controle do câncer, proteção dos neurônios, indução do sono, controle da ansiedade, redução da inflamação e fornecimento de antioxidantes. 
O BRÓCOLIS tem vitamina A, conhecida por seu papel vital na manutenção da boa visão e melhorar a saúde da pele, a vitamina A também aumenta a função imunológica, evitando as infecções em seu corpo. A fibra auxilia no processo digestivo. Reduz o risco de diabetes e doenças cardíacas. O cálcio é necessário para a manutenção de dentes e ossos saudáveis. O brócolis é um dos vegetais mais ricos em cálcio. 
O KIWI facilita a digestão através das enzimas. Ajuda a regularizar a pressão arterial.  Está comprovado que o alto teor de vitamina C do kiwi, juntamente com outros compostos antioxidantes, fortalece o sistema imunológico. Ajuda a combater doenças cardíacas; Apropriado para diabéticos; Protege da degeneração macular e de outros problemas nos olhos. São uma boa fonte de vitamina E, um antioxidante conhecido por retardar a degeneração da pele.
Entre vários outros alimentos de cor verde, como os citados acima, cada um com um beneficio peculiar a saúde. Aproveite e mude seus hábitos alimentares, consumindo mais alimentos naturais neste novo ano. 
Um Feliz 2015.
 
Consultas: Collection - Receitas poderosas. Farmácia do Povo e www.geocities.com
 
* Jornalista/Radialista/Escritora - O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

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