Vida e Saúde

Marinês Bonacina (Jornalista/Radialista/Escritora)

O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

JNB 315 - 11 de junho de 2015

ALIMENTOS MARRONS E BEGE
A cor dos alimentos é importante para selecionar ingredientes com doses de proteínas, carboidratos, fibras, vitaminas e minerais entre outros elementos nutritivos. Muitos alimentos da mesma cor têm, em sua maioria, princípios nutritivos ou componentes bioativos semelhantes.  É importante manter a diversidade de cores na alimentação, quanto mais colorido o prato, mais pigmentos e composições de fibra alimentar serão fornecidos ao organismo. Os alimentos coloridos apresentam substâncias que aumentam a energia a disposição e o ânimo. Para uma alimentação equilibrada, é preciso consumir fontes de carboidrato (farináceos, pães, batata, arroz, etc.), proteína (carnes, ovos, leite e derivados.) e as vitaminas e minerais presentes nas hortaliças e frutas. Estes alimentos coloridos são importantes na prevenção e na proteção do organismo contra doenças infecciosas e doenças do coração.
      De acordo com as pesquisas e as recomendações de nutricionistas, estes alimentos são importantes para todas as idades e problemas. 
Nas colunas anteriores citamos os  alimentos coloridos, pincelando um pouco de cada alimento. Nas seguintes foram: alimentos vermelhos, amarelos e alaranjados, pretos e roxos, cor verde e brancos e finalizando os alimentos marrons.
Alimentos de cor marrom e bege são ricos em fibras, regulam o funcionamento do intestino, prevenindo o câncer e as doenças cardiovasculares combatem a ansiedade e a depressão. Também ajudam a controlar o colesterol e o diabetes. As sementes oleaginosas, incluídas neste grupo, são excelentes fontes de vitaminas do complexo B, do mineral selênio e de vitamina E. Têm efeito antioxidante, vasodilatador, anticoagulante e contra a fadiga. 
Alimentos marrons e bege: amêndoas, linhaça, canela, lentilha, castanha, , pinhão centeio, cevada, grão-de-bico, avelã, amendoim, arroz integral,  aveia integral feijão, nozes, pão integral, soja, tamarindo, trigo.
Amêndoas são recheadas com vitamina E, que ajuda a proteger a pele contra os danos do sol.  A vitamina E é um antioxidante, que ajuda manter os radicais livres longe de suas artérias.
Linhaça: a semente aliada do coração, diabetes e da dieta o grão, mesmo que pequeno, tem grandes quantidades de ômega 3 e fibras que atum na liberação da glicose no sangue e reduzem o acumulo de gordura no sangue.
Canela: é um alimento nutritivo e tem uma boa fonte de ferro, cálcio, fibras, antioxidante. Facilita a digestão, reduz a dor das artrites, ajuda a reduzir o colesterol, combate a tosse e resfriados, dores de cabeça e enxaqueca, reduz os níveis de colesterol e ajuda a tratar a diabetes.
Lentilhas ajudam na regulação do açúcar no sangue, é rica em ferro e vitaminas do complexo B, que são importantes para o sistema nervoso e digestivo. Redução do colesterol e da doença cardíaca. 
A natureza oferece uma variedade de cores, aproveite os benefícios para sua saúde. Uma boa leitura e até a próxima.
 
Consultas: Collection - Receitas poderosas. Farmácia do Povo. 
* Jornalista/Radialista/Escritora - O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

JNB 310 - 19 de amrço de 2015

Alimentos Brancos
As cores dos alimentos conferem a eles propriedades nutricionais específicas, por este motivo é importante que nas refeições o seu prato seja colorido. Consumindo alimentos de cores variadas, você abastece seu organismo com todos os nutrientes de que ele necessita.
Os alimentos brancos ajudam no funcionamento do nosso corpo, na formação e manutenção dos ossos, regulam o batimento cardíaco e também são essenciais para os músculos e sistema nervoso. A cor branca é dada pelo pigmento flavina. A presença dessa substância indica alimentos ricos em minerais, carboidratos, vitamina B6 e outros nutrientes. Tudo isso favorece a renovação celular e protege o sistema imunológico, melhorando as defesas orgânicas. Alguns alimentos brancos: leite, queijo, couve-flor, batata, arroz, cogumelo, banana, algas marinhas, alho, cebola, chuchu, feijão branco, maçã, mandioca, nabo, palmito, pêra, pinha e rabanete.
Confira particularidades de alguns alimentos na cor branca: 
Couve-flor - é um alimento nutritivo, rico em vitaminas e sais minerais importantes para a saúde do ser humano. Ela contém as vitaminas A, B1, B2, B3, B5, C e vitamina K. É uma excelente fonte de cálcio, cloro, enxofre, ferro, fósforo, magnésio, silício e sódio. Além de nutritiva é um alimento saúdavel e de fácil digestão.
Indicada para dietas no emagrecimento. Ajuda a prevenir artrite reumatóide, problemas cardiovasculares (coração), vários tipos de câncer (próstata, pulmão, bexiga etc.), combate o envelhecimento precoce, limpa e desintoxica o organismo.
Alho - antibiótico natural que estimula a produção de glóbulos brancos, que atacam os parasitas. É um grande vasodilatador e anticoagulante, que ajuda a impedir a propagação do câncer de pele, quando aplicado, e ajuda a prevenir o câncer de próstata, de estômago, de mama, do cólon. Contém selênio e vitamina C.
Resumindo, com a Cebola que contém antioxidantes que evitam a formação de células cancerígenas, diminuem o colesterol, fluidificam o sangue e evitam a formação de coágulos. 
Batata - tem efeitos benéficos para o fígado, estômago e músculos. 
Feijão branco - inibe a absorção de alguns tipos de açúcar. 
Cogumelo - é fonte de proteínas, eles ajudam a tornar o sangue menos espesso e regularizar o colesterol.
Um abraço aos leitores e até a próxima.
 
Consultas: Collection - Receitas poderosas, Farmácia do Povo e www.geocities.com
 
* Jornalista/Radialista/Escritora - O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

JNB 306 - 22 de janeiro de 2015

Alimentos de cor verde
 
  A alimentação natural pode ser muito mais que um hábito saudável. É essencial para o funcionamento do organismo e prevenir doenças. Todos podem desfrutar com mais energia e disposição ao acrescentar no dia a dia mais frutas e vegetais, uma maneira simples e natural de alimentar o corpo, alma e espírito.
A cor de cada alimento representa uma predominância de certos nutrientes e fitoquímicos, isto é, princípio ativo contido no alimento capaz de trazer benefícios e prevenções das doenças. 
Alimentos de cor verde como: os vegetais folhosos, pimentão, abobrinha, agrião, alface, almeirão, chicória, repolho, brócolis, rúcula, couve, espinafre, kiwi, limão, pepino, quiabo, ervilha, abacate, o salsão e as ervas contêm clorofila e vitamina A. Estas substâncias têm os efeitos de inibirem os radicais livres, que danificam as células e causam doenças com o passar do tempo. Tem efeito anticancerígeno e ajudam a proteger o coração. As folhas verde-escuras são ricas em ferro, prevenindo a anemia.São riquíssimos em vitaminas e minerais com um bom conteúdo de fibras, que são essenciais ao organismo.
Citamos os benefícios de quatro vegetais verde escuro: 
O ESPINAFRE é uma excelente fonte de antioxidantes e antagonistas do câncer. É rico em fibras que ajudam a diminuir o colesterol, além de ser uma verdura que possui um alto valor nutritivo, além de ser também uma fonte notável de clorofila. Alguns dos vários benefícios do ALFACE inclui redução dos níveis de colesterol, controle do câncer, proteção dos neurônios, indução do sono, controle da ansiedade, redução da inflamação e fornecimento de antioxidantes. 
O BRÓCOLIS tem vitamina A, conhecida por seu papel vital na manutenção da boa visão e melhorar a saúde da pele, a vitamina A também aumenta a função imunológica, evitando as infecções em seu corpo. A fibra auxilia no processo digestivo. Reduz o risco de diabetes e doenças cardíacas. O cálcio é necessário para a manutenção de dentes e ossos saudáveis. O brócolis é um dos vegetais mais ricos em cálcio. 
O KIWI facilita a digestão através das enzimas. Ajuda a regularizar a pressão arterial.  Está comprovado que o alto teor de vitamina C do kiwi, juntamente com outros compostos antioxidantes, fortalece o sistema imunológico. Ajuda a combater doenças cardíacas; Apropriado para diabéticos; Protege da degeneração macular e de outros problemas nos olhos. São uma boa fonte de vitamina E, um antioxidante conhecido por retardar a degeneração da pele.
Entre vários outros alimentos de cor verde, como os citados acima, cada um com um beneficio peculiar a saúde. Aproveite e mude seus hábitos alimentares, consumindo mais alimentos naturais neste novo ano. 
Um Feliz 2015.
 
Consultas: Collection - Receitas poderosas. Farmácia do Povo e www.geocities.com
 
* Jornalista/Radialista/Escritora - O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Você está aqui: Principal Colunas Vida e Saúde